quinta-feira, 7 de outubro de 2010

(módulo 1) Resenha "O que é virtual"

Resenha
LEVY, Pierre. O que é virtual?

O ponto principal do livro é a virtualização da sociedade, O senso comum vê o virtual como oposto do real ou ilusão, para o autor e aquilo que possui potencialidade para acontecer, e se tornar concreto. A virtualização seria para Levy o processo pelo qual as pessoas compartilham a realidade.
Existe, portanto uma virtualização dos corpos, das inteligências, linguagem, economia, ciências. O homem assim como a sociedade está em constante mudança sejam sensoriais físicas, etc...
-Virtualização dos corpos através da busca pelo prolongamento da própria vida, transplante de órgãos, transfusão de sangue, etc...
-Virtualização da linguagem, onde processos como atualização do conhecimento entendido, seleção, corte e internalização para depois ressignifica-lo.
O texto é uma construção, seu entendimento é subjetivo, interagindo com outros textos lidos anteriormente, criando alterações, transformações. Gerando Hipertextos onde os conteúdos deixam de ser lineares mas levando a navegação de conteúdos que convergem e divergem para a construção de um novo conhecimento.
-Virtualização da economia, onde as transações em dinheiro são cada vez mais virtuais, sejam através de transações financeiras, bancos on-line, mercados virtuais, e a desterritorização da economia ou mesmo de grupos financeiros.
O homem passa a migrar para áreas onde a concentração econômica é maior.
- Alteração do cognitivo com as novas tecnologias da informação, no principio com a fala, passando para a linguagem escrita, para a linguagem impressa, e hoje em dia com as tecnologias digitais.
Cada salto tecnológico leva a uma reestruturação da nossa sociedade, como foi invenção da imprensa e hoje em dia a internet, conectando cada vez mais pessoas de diferentes partes do mundo, trocando conhecimento o que o autor denominou de inteligência coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário