quinta-feira, 7 de outubro de 2010

(módulo 1) Ética hacker 25/09/10.

Ética hacker

Professor Américo, fez um breve resumo do livro Ética Hacker de Himanen, Pekka. Começou com um vídeo do jornal nacional sobre hackers, mostrando o Senso comum sobre do entendimento do que é ser hacker, na reportagem se falava do aumento do número de invasões de sistemas de seguranças, contas de bancos e roubo de dados sigilosos e culpava a invasão dos Hackers.
Contudo segundo Pekka os hackers (termo surgido nos anos 60) são entusiastas dos computadores, tendo uma paixão criativa em “fuçar” as novas tecnologias e extrair delas o máximo de conhecimento, acreditam que Informação e poder e que deve existir o compartilhamento da informação, que devem ser socializados e não preso nas mãos de grandes grupos econômicos. Acreditando na força da cooperação e partilha da informação.
O termo de “partilhar conhecimento” parece de certa forma inspirado no socialismo, aliais eles se opõem a ética do capitalismo onde para o capitalismo “tempo e dinheiro” para a ética hacker tempo é vida.
A ética hacker é aplicada nas comunidades virtuais, a ética hacker é basicamente resumida em dois critérios:
 1- Acreditar que o compartilhamento de informacões é positivo, e por isso os hackers compartilham suas experiências e programam software livre, facilitando o acesso à informacão e os recursos disponíveis para computadores sempre que possível.
2- Acreditar que penetrar em sistemas por diversão e exploracão é eticamente aceitável , desde que não cometa roubo, vandalismo ou quebre a confidencialidade.
(Esse princípio não é unânime, alguns consideram a simples invasão uma ação não ética.).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário