quinta-feira, 7 de outubro de 2010

(módulo 1) Palestra sobre Docência On-line

Palestra sobre Docência On-line, no PAF I com as professoras Edméia Santos (UFRJ) e Ana Maria Di Grado Hessel (PUC) as palestrantes falaram sobre as várias implicações da Docência On-line.


A Palestrante Ana Maria Hessel
A mudança do paradigma da educação com o advento de uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, coletiva, ensino transdisciplinar, mediação e intervenção dos conteúdos á serem aprendidos
Desenvolvimento das tecnologias da informação, onde a docência on-line atualmente utilizando recursos como o Ambiente moodle, Sofwares sociais, ambientes on-line
diários e fóruns de discursão.
As tics incorporam novos saberes como hipertextos, web 2.0 (compartilhamento da informação co-autoria), inteligência coletiva, desterritoriazação.
Tics e as mudanças no saber, seja atravez da Interatividade do connhecimento, Co-autoria onde não existe mais a leitura linear e sim a navegação por hipertextos, problematizando e discutindo saberes.
A Palestrante Edméia Santos contou como Historicamente o ensino a distância começa muito antes do que se imagina o senso comum. Inicialmente através de cartas, também pelo rádio, tv e vídeos, atualmente com os computadores e internet.
Um ponto importante foi a situação legal dos tutores, que não tem a sua profissão (mesmo sendo professores) regulamentada e reconhecida, sem vinculo empregatício o que leva mesmo que não tenha direitos como qualquer trabalhador da área de educação.
O tutor atende um grande numero de alunos, disponibiliza conteúdos à serem estudados, etc..
A parte final foi um debate sobre diversos temas, no qual eu me pronunciei sobre as implicações do programa UCA (um computador por aluno) nas escolas Municipais de Salvador sem o devido preparo do corpo docente.
(que por sinal será o tema de uma futura matéria do meu blog assim que me desafogar com as minhas pendência na Pós).

Nenhum comentário:

Postar um comentário