sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Debate sobre Rádio (Módulo 1)

Um debate com três pessoas que utilizavam o recurso de áudio cada um em suas especificidades, um Diretor da Rádio Educadora, uma representante de uma ONG Cipó, e uma coordenadora do Mais Educação.
Tanto a representante da ONG quanto do mais Educação falaram da importância do uso do rádio ou mesmo o áudio na escola e no trabalho com jovens e crianças, onde eles com a diretriz do professor criariam uma rádio na escola. Os primeiros passos seriam definir uma primeira reunião onde seria escolhida a pauta do programa, escolha de tema de abertura, reportagens etc...
Depois o uso dos softwares de edição do áudio como o Audacity, gravação seja no microfone da escola ou mesmo de um simples MP4, escolha de músicas, etc.
E finalmente a socialização para a escola e a comunidade com a radio no ar, promovendo um resgate a  cidadania, intregação dos diversos co-autores.
O diretor da Rádio Educadora deu um panorama do seu campo de atuação e sua visão sobre o cenário radiofônico em Salvador, onde rádios comerciais comercializam brindes para se manter no topo da audiência, ou o uso do “Jabá” para promover um determinado artista ou grupo musical.
As rádios e os programas de Tv são concessões publicas do governo e segundo ele não está respeitando a legislação em muitos casos como o fato de muitas tvs ou rádios não cumprirem com veiculação de programas educativos ou mesmo não respeitarem no caso das rádios as cotas para executar músicas e programas de sua localidade.
O diretor falou também da contribuição da Educadora, na promoção da cultura, dando o exemplo de uma rádio novela (que por sinal podem ser vistas no site da Educadora).
Falou também sobre a importância das rádios comunitárias e que infelizmente algumas são usadas como a voz de políticos em cidades do interior ou mesmo promovendo o “Jabá” como as grandes rádios comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário